A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: IMPASSES PARA EFETIVAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

  • PRISCILA LINHARES BRASIL DE PAULA
  • EVANIA MARIA OLIVEIRA SEVERIANO
  • MARIA JOSÉ MARTINS GALVÃO
  • DANIELE DA SILVA DE LIMA
  • EDNA MARIA LEITE DIAS

Resumo

Resumo: Este estudo objetiva analisar as conexões entre educação superior e assistência estudantil no contexto educacional brasileiro. Na construção do estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Tivemos como lócus da pesquisa a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Evidenciamos que o programa de assistência estudantil não tem acompanhado o processo de ampliação do acesso ao ensino superior. Portanto, se faz necessário fortalecer a política de permanência dos universitários, por meio de um programa de Assistência Estudantil mais eficaz. É necessário destacar, que a assistência estudantil em curso é fruto dos tensionamentos das lutas populares.

Palavras-chave: Ensino Superior. Assistência Estudantil. Acesso e permanência.

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Publicado

2019-05-21

Edição

Seção

Comunicações orais - Política Social e Serviço Social