FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O TERRITÓRIO CIDADE E A ROTA DO CONHECIMENTO (VITÓRIA – ES)

  • Livia Scheiner
  • Maria das Graças Ferreria Lobino

Resumo

visamos discutir alguns dos problemas apresentados por Saviani (2009, p. 148-149) com relação à formação de professores em nosso país. O autor conclui, após uma síntese histórica, que tal formação segue, ao longo do tempo, no desequilíbrio entre um modelo que propõe que se coloque a ênfase nos conteúdos disciplinares específicos (modelo dos conteúdos culturais cognitivos) e outro, que defende um maior peso na formação didático-pedagógica, em detrimento do anterior (modelo pedagógico-didático). Acrescentando alguns elementos à discussão, podemos afirmar que, de igual modo, nas fímbrias dos modelos em disputa, vemos deixada de lado a preocupação com a formação para o exercício da gestão democrática.

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Eixo 7 - Políticas de educação ambiental, educação e CTSA e humanidades