Caderno Eletrônico de Ciências Sociais

                                                    

 

Notícias

 

Chamada para o Dossiê "Animais e Antropologia" para o CADECS: PRAZO PRORROGADO

 

O campo das relações humano-animal, ou Animal Studies, teria emergido na década de 1970 em meio a movimentos de proteção animal que, não obstante, remontam ao século XIX. Na verdade, os animais participam das análises antropológicas há muito tempo. Algumas análises identificaram dois paradigmas correntes: um que pode ser chamado de materialista, em busca do animal “real”; e outro semiótico, pós-estruturalista ou simbólico, em busca de representações. Mais recentemente, a emergência de reflexões sobre o perspectivismo ameríndio realçou a centralidade dos animais em aspectos da vida religiosa e cosmológica de populações ameríndias, com um forte impacto nas conhecidas relações entre natureza e cultura. O presente dossiê pretende ser um espaço para reflexões teóricas e pesquisas empíricas acerca das relações entre animais humanos e não humanos, a partir de um viés antropológico. Serão aceitos trabalhos tanto sobre as percepções simbólicas quanto sobre relações concretas materiais entre ambos. Entre eles, destacam-se produções voltadas aos animais de estimação, de abate, de tração, animais da fauna silvestre brasileira ou estrangeira, caça, criações, rinhas, concursos, turismo, animais de laboratório; em meio urbano, rural ou entre populações ameríndias e mesmo fora do continente americano; relações cotidianas, científicas, religiosas, alimentares, ideológicas, morais, artísticas, legislação, políticas públicas, saúde, entre outras possibilidades serão bem-vindas.

Prazo final para o envio dos originais: 15 de ABRIL de 2019

Organizadores: Andréa Osório (UFF); Flávio Leonel Abreu da Silveira (UFPA)
 
Publicado: 2019-02-01 Mais...
 

Chamada de artigos livres

 

O Cadecs, periódico científico-acadêmico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), convida pesquisadores a submeter artigos de temática livre, que tratem de temas de interesse das áreas de antropologia, política, sociologia e áreas afins.

Os artigos, se aprovados, poderão ser publicados no volume 6, número 2 ou em números posteriores. Os trabalhos poderão ser de essencialmente teóricos ou apresentar estudos de casos empíricos.

Convidamos os interessados a visitar o periódico online e conhecer a proposta editorial e as diretrizes gerais para a submissão de artigos, resenhas e os outros tipos de contribuição aceitos: http://www.periodicos.ufes.br/cadecs.

Cadecs: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais. e-ISSN: 2318-6933. Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

► Todas as submissões deverão ser realizadas online, através do sistema disponível em seu endereço eletrônico. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais www.periodicos.ufes.br

► A submissão de artigos de temática livre é de fluxo contínuo.

► O Cadecs publica também dossiês temáticos e, em breve, apresentará chamadas para alguns.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTA CHAMADA. Agradecemos!

► Informações gerais sobre o periódico e o site:
Comitê Editorial (cadecs.pgcs@hotmail.com)

Comitê Editorial
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PGCS/UFES
DOI - http://dx.doi.org/10.24305/cadecs.v4i1

 
Publicado: 2018-04-03 Mais...
 
Outras notícias...