Caderno Eletrônico de Ciências Sociais

                                                    

 

Notícias

 

Chamada de artigos livres

 

O Caderno Eletrônico de Ciências Sociais (Cadecs), periódico científico-acadêmico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, convida pesquisadores a submeter artigos de temática livre, que tratem de temas de interesse das áreas de antropologia, política, sociologia e áreas afins.

Os artigos, se aprovados, poderão ser publicados no volume 4, número 2 ou em números posteriores. Os trabalhos poderão ser de essencialmente teóricos ou apresentar estudos de casos empíricos.

A submissão de artigos de temática livre é de fluxo contínuo.

 
Publicado: 2017-06-03 Mais...
 

Chamada de artigos, textos e resenhas para o Dossiê 'Mobilidades humanas, circularidade de ideias e identidades'

 
EMENTA: O fenômeno das mobilidades humanas contemporâneas  tornou-se uma questão candente  nas sociedades de acolhida em países de e/imigração. Também, os esforços das diversas vozes  em se fazerem ouvir num mundo que denuncia as práticas colonialistas e neocolonialistas em curso revelam os deslocamentos e os trânsitos antes invisíveis. Tais ações provocam releituras de identidades étnicas, de gênero, políticas, dentre outras. Dessa forma, este dossiê aceitará artigos numa perspectiva interdisciplinar  recebendo artigos que problematizem, do ponto de vista teórico e metodológico, as diversas facetas das relações e interações que envolvem o fenômeno migratório.
 
PRAZO DE SUBMISSÃO: 30 de março de 2018.
 
Publicado: 2017-04-19 Mais...
 

Chamada de artigos para o Dossiê ‘Extrativismo Mineral: estratégias, impactos e conflitos’

 

EMENTA: O setor extrativo mineral no Brasil passou por um processo de expansão exponencial a partir dos anos 2000, caracterizado pela implantação de infraestruturas em rede (minas, poços, barragens, ferrovias, minerodutos, terminais portuários, etc.) e pela extensificação de seus impactos territoriais. Os anos 2010 iniciaram uma etapa de retração nos investimentos das corporações extrativas domésticas e estrangeiras, não deixando de provocar efeitos multidimensionais concentrados em nós territoriais específicos.

Neste dossiê, convidamos autoras e autores a debater as relações entre as diversas dimensões estratégicas das corporações extrativas – financeira, de mercado e investimento, institucional, territorial e de relações de trabalho – e os impactos ambientais, econômicos, políticos e sociais em rede por elas induzidos. Assim, esperamos produzir um volume que trate das estratégias de agentes econômicos, e suas consequências contestadas em diferentes escalas de análise e de ação política em termos de construção e transformação sociopolíticas do setor extrativo e dos diversos mercados que este compreende

PRAZO DE SUBMISSÃO AMPLIADO: 20 de junho de 2017.

 
Publicado: 2016-10-02 Mais...
 
Outras notícias...