EDUCAÇÃO E GÊNERO: A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO MUNDO ATUAL E VIRTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.21963

Resumo

Este artigo objetiva compreender as formas de violência contra mulheres que são manifestadas na sociedade. Como referencial teórico para o alcance desse objetivo, discutimos os conceitos de feminicídio (RUSSEL e CAPUTTI, 1992; FRAGOSO, 2002); de assédio sexual (BRAGA e RUZZI, 2017); de tecnologias de comunicação (CASTELLS, 2003; RECUERO, 2005); e de educação (LIBÂNEO, 2005; FREIRE, 1987). A pesquisa é de natureza qualitativa, na qual utilizamos como técnica de coleta de dados a netnografia, que possibilitou o exame dos discursos do grupo feminino no facebook denominado “Mulher, me ajuda aqui!”. O estudo mostrou a necessidade de um amplo debate sobre violências cometidas contra mulheres e crimes de importunação sexual, com o intuito de gerar reflexões e críticas ao atual cenário, onde os espaços físicos, especialmente as escolas, e virtuais possam ser ambientes de discussão consciente sobre as causas da violência, sobretudo sobre a violência contra a mulher, visando a compreensão dos aspectos político, econômico e social que existem por trás desta problemática.

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Biografia do Autor

Bruna Germana Nunes Mota, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC - 2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação NHIME/ UFC. Atua nos seguintes eixos: História, Memória da Educação e Práticas Culturais Digitais. Foi coordenadora de Tutoria do curso técnico de redes de computadores no programa e-Tec pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) 2015. Bolsista CAPES.

Francisco Joel Magalhães da Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação, Mestre em Educação, Especialista em Gestão Escolar e Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Metodologia do Trabalho Científico. Participa do Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação CNPQ / UFC. - Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos; Ensino à distância. Áreas afins: História; História da Educação; Filosofia; Filosofia da Educação e Didática.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de Pesquisa História da Educação. Mestre acadêmico e doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é estudante de Pós-doutorado em História da Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como, é professor associado I da Universidade Federal do Ceará no Instituto UFC Virtual trabalhando com Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Atua nos nos seguintes temas: informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais. Em 2010 iniciou estudos de graduação em Biomedicina pela Faculdade de Tecnologia Intensiva do Ceará. É participante e colaborador do Labicult/UECE (Universidade Estadual do Ceará) que trabalha com estudos em fisiologia do exercício. Além de realizar estudos sobre desenvolvimento em software educacional e práticas educativas digitais que envolve Educação Biomédica através de recursos digitais e Bioinformática. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Supervisor de Pós-doutorado de Francisco Fleury Uchoa Santos Júnior trabalho Neurofeedeback como agente de melhoria do sono Memória e qualidade de vida.

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Publicado

14-12-2018

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)