Quem é o 'indivíduo soberano'? Nietzsche sobre a liberdade

Autores

  • Brian Leiter University of Chicago
  • Caius Brandão Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

O texto Who is the ‘sovereign individual’? Nietzsche on freedom, de Brian Leiter, foi originalmente publicado em 2011, pela Cambridge University Press, como um capítulo do livro Nietzsche's On the Genealogy of Morality. A Critical Guide, organizado por Simon May. O filósofo norte-americano Brian Leiter é professor da University of Chicago e diretor do Center for Law, Philosophy & Human Values dessa universidade. Autor de uma vasta produção acadêmica, particularmente, nas áreas da filosofia moral, política e jurídica, Leiter é reconhecido internacionalmente como um dos mais renomados estudiosos de Nietzsche, no âmbito da recepção anglo-saxônica das obras do filósofo alemão.

              Neste texto, primeiramente, Leiter questiona o consenso entre os intérpretes contemporâneos de Nietzsche, de acordo com o qual o indivíduo soberano serviria para confirmar uma suposta teoria positiva da liberdade na filosofia do pensador alemão. Para contrapor este entendimento, o professor da Universidade de Chicago se propõe a analisar duas alternativas que ajudariam a deflacionar as interprestações correntes desta figura enigmática do “souveraine Individuum”, a qual aparece somente uma vez na Genealogia da moral. A primeira leitura possível seria a de compreender este trecho da obra sob a chave da ironia. A segunda seria a de considerar que, na verdade, o indivíduo soberano representaria o ideal de um self moderno, caracterizado por uma espécie de autodomínio.

              Em seguida, Brian Leiter lembra que existem suficientes evidências do ceticismo nietzschiano no que tange à liberdade da vontade e à responsabilidade moral. A partir de citações diretas de obras da filosofia madura de Nietzsche, Leiter explica que a negação da causalidade da vontade humana é a chave para compreender esse ceticismo, e o caminho que o leva a postular o fatalismo, reconhecido como amor fati, e negar o compatibilismo defendido por grande parte dos intérpretes contemporâneos. Aqui, um dos argumentos centrais de Leiter é que Nietzsche utiliza os conceitos de liberdade e de livre-arbítrio em sentido revisionista, promovendo o que Charles Stevenson chama de definição persuasiva da liberdade. Leiter, conhecido particularmente pela associação de Nietzsche ao naturalismo, conclui então que a necessidade de tornar o filósofo mais ameno aos delicados leitores modernos esclarece o consenso contemporâneo em torno da interpretação de um Nietzsche que supostamente defenderia uma teoria positiva da liberdade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brian Leiter, University of Chicago

O filósofo norte-americano Brian Leiter é professor da University of Chicago e diretor do Center for Law, Philosophy & Human Values dessa universidade. Autor de uma vasta produção acadêmica, particularmente nas áreas da filosofia moral, política e jurídica, Leiter é reconhecido internacionalmente como estudioso de Nietzsche, e por sua interpretação naturalista do filósofo alemão.

Caius Brandão, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Caius Brandão é doutorando, mestre e bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), tradutor profissional de trabalhos acadêmicos (português - Inglês) e professor de inglês. Em 2017, passou a integrar o Núcleo de Pesquisa Nietzsche UFG e em 2018, o Grupo de Pesquisa Estética e Teoria Crítica, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) bem como o Grupo de Pesquisa Filosofia para Crianças e Adolescentes, da UFG. Atuou como Professor Substituto de Filosofia no Instituto Federal de Goiás (IFG), de agosto de 2015 a fevereiro de 2016. Em 2015, ocupou o cargo de Tradutor da Divisão de Periódicos do Centro Editorial e Gráfico (CEGRAF), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participou do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (UNICAMP) e do Grupo de Estudos da Democracia (UFG). Foi pesquisador voluntário em dois projetos de pesquisa pelo Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, em 2009 e 2010, com foco na questão da justiça e sob a orientação da Profª Drª Helena Esser dos Reis. Compôs a Equipe Editorial da Revista Inquietude (UFG), de 2010 a 2011 e de 2015 a 2017.

Referências

Ansell-Pearson, Keith (1991) “Nietzsche on Autonomy and Morality: The Challenge to Political Theory”. Political Studies 39: 270-286.

Clark, Maudemarie and David Dudrick (2009) “Nietzsche on the Will: An Analysis of BGE 19”, in Gemes & May (2009).

Clark, Maudemarie and Brian Leiter (1997) “Introduction”, in Nietzsche’s Daybreak. Cambridge: Cambridge University Press.

Gemes, Ken. 2009. “Nietzsche on Free Will, Autonomy, and the Sovereign Individual”, in Gemes & May (2009).

Gemes, Ken and Simon May, editors (2009) Nietzsche on Freedom and Autonomy. Oxford: Oxford University Press.

Leiter, Brian (1992) “Nietzsche and Aestheticism”, Journal of the History of Philosophy 30: 275-290.

----- (1998) “The Paradox of Fatalism and Self-Creation in Nietzsche”, in C. Janaway (ed.), Willing and Nothingness: Schopenhauer as Nietzsche’s Educator. Oxford: Oxford University Press.

----- (2002) Nietzsche on Morality. London: Routledge.

----- (2007) “Nietzsche’s Theory of the Will”, Philosophers’ Imprint 7 (September): 1-15 (http://www.philosophersimprint.org/007007/). Also reprinted in Gemes & May (2009).

----- (2010) “Nietzsche’s Naturalism Reconsidered”, in K. Gemes & J. Richardson (eds.), The Oxford Handbook of Nietzsche. Oxford: Oxford University Press.

Miles, Thomas (2007) “On Nietzsche’s Ideal of the Sovereign Individual”.
International Studies in Philosophy 39/3: 5-25.

Poellner, Peter (2009) “Nietzschean Freedom”, in Gemes & May (2009).

Richardson, John (2009) “Nietzsche’s Freedoms”, in Gemes & May (2009).

Rutherford, Donald (2009) “Freedom as a Philosophical Ideal: Nietzsche and His Antecedents.” University of California, San Diego, Department of
Philosophy website. http://philosophyfaculty.ucsd.edu/faculty/rutherford/
NietzscheFreedom.pdf

Stevenson, Charles (1938) “Persuasive Definitions”, Mind 47: 331-350.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Edição

Seção

Artigos