Processos de concepção museográfica para a criatividade

Autores

  • Francisco Providência Universidade de Aveiro
  • Laís Guaraldo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20457

Resumo

O texto expõe o processo de concepção museográfica em alguns dos projetos museográficos desenhados durante a última década pelo estúdio português “Providência Design”. Tendo como parâmetro o propósito de “museu criativo”, designação cunhada por Inês Ferreira, serão analisados o modo como esses elementos de mediação foram concebidos, desenhados, construídos e instalados no espaço, e promovem uma relação entre o público e o acervo, através da construção de narrativas abertas à interpretação dos públicos, criando camadas de significado sobre os objetos.

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Biografia do Autor

Francisco Providência, Universidade de Aveiro

Francisco Providência é Doutor em Design (UA) e Professor Associado na Universidade de Aveiro. Mantém atividade como designer centrada na museografia. Foi distinguido com os Prémios Nacionais de Design (CPD) e com o Red Dot.  Co-fundador e investigador no Instituto de Investigação em Design, media e cultura (ID+).

Laís Guaraldo, UFRN

Laís Guaraldo é Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP) e docente da área de Linguagem Visual do Departamento de Arte e Design da UFRN. Investigadora no Instituto de Design, media e cultura (ID+). Atualmente em pós doutoramento na Universidade de Aveiro sob supervisão de Francisco Providência.

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Publicado

10-08-2018

Como Citar

Providência, F., & Guaraldo, L. (2018). Processos de concepção museográfica para a criatividade. Revista Farol, 14(19A), 24–38. https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20457

Edição

Seção

Seção Temática