Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    É necessária a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider (disponível em http://www.copyspider.com.br/main/) e o envio ao Editor-chefe do periódico Health and Biosciences do relatório que indique no máximo 3% de similaridade com outros manuscritos ou documentos afins. O relatório deve ser anexado no campo "Docs. sup.".

    O periódico Health and Biosciences exige que os autores indiquem 3 potenciais revisores para o seu manuscrito, os quais não devem pertencer a sua instituição. A indicação deve ocorrer no campo "Comentários do Autor" ou como "Docs. sup." e conter o Nome completo do revisor, ORCID (caso possua), Titulação, E-mail, Área de Atuação e Instituição/Afiliação.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    Os artigos não poderão exceder 40.000 caracteres (dez a 25 páginas). Os ensaios, os relatos de experiências e as resenhas não poderão exceder 10.000 caracteres (cinco a dez páginas). Os resumos de TCCs, dissertações e teses não poderão exceder 5.000 caracteres (duas a cinco páginas).

    Aceitam-se trabalhos nos idiomas português, espanhol ou inglês.

    Se o trabalho submetido for escrito em português, obrigatoriamente deverá ter título em inglês ou espanhol. Além disso, deverá ter Abstract ou Resumen, de acordo com a segunda língua escolhida para o título. Os resumos (abstracts ou resúmenes) não poderão exceder 250 palavras, incluindo três a cinco palavras-chave.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples, formato do papel A4, com margens superior e inferior, direita e esquerda de 2,5 cm, fonte Arial tamanho 12, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).

    O alinhamento do texto deve ter formatação justificada, sem cabeçalho, rodapé, notas de pé de página, nem número da página.

    A composição do manuscrito deve conter os seguintes itens: Resumo, Abstract, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão) e Referências Bibliográficas.

    Tabelas, gráficos, quadros e figuras devem ser enviados em arquivo à parte e suas localizações no corpo do manuscrito devem ser indicadas.

    Com relação às imagens, o(s) autor(es) deverão declarar que possuem os direitos autorais ou que as imagens são do tipo free royalty. A equipe editorial não se responsabiliza pela concessão de direitos autorais de imagens.

    Citações no texto:

    As citações no texto, para um autor, devem conter o sobrenome do autor(es) e o ano da publicação.
    Ex: Segundo Souza (2020) ou (SOUZA, 2020).

    Para dois autores utilizar, por exemplo (SOUZA & SCAPIM, 2005) e três autores (LIMA; PEREIRA; SILVA, 2018).

    Para mais de três autores utilizar o primeiro autor seguido por et al. (WAYNER et al., 2007).

    A citação de mais que uma referência por parágrafo requer a ordenação em ordem decrescente cronológica e cada grupo de autores separados por "ponto e vírgula". Por exemplo: (LIMA; PEREIRA; SILVA, 2008; MENDEZ, 2010; GOMES & SOUZA, 2019).

    Referências Bibliográficas:

    a) Artigos de periódicos:

    A abreviatura do periódico deverá ser utilizada, em itálico, e pode ser consultada nos Portais de Revistas Científicas em Ciências da Saúde (http://portal.revistas.bvs.br/), Abreviatura das Revistas (http://lcweb2.loc.gov/hlas/portugues/revistas.html#current) e no NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Caso a abreviatura autorizada de um determinado periódico não puder ser localizada, deve-se citar o título completo.

    Autor (es)*. Título do periódico em itálico, volume (a indicação do fascículo é entre parênteses): página inicial - final do artigo, ano de publicação.

    GALATO D & ANGELONI L. A farmácia como estabelecimento de saúde sob o ponto de vista do usuário de medicamentos. Rev. Bras. Farm. 90(1): 14–18, 2009.

    FONSECA VM, LONGOBUCO P, GUIMARÃES EF, MOREIRA DL, KAPLAN MAC. Um teste do formato de nome. Rev. Bras. Farm. 90(1): 14–18, 2009.

    b) Livros:

    Com 1 autor

    Autor. Título. Edição (a partir da 2 a). Cidade: Editora, ano de publicação. Número total de páginas.
    Exemplo: CASCIATO DA. Manual de oncologia clínica. 2. Ed. São Paulo: Tecmed, 2008. 1136 p.

    Com 2 autores

    BYRD JH, CASTNER JL. Forensic Entomology: The Utility of Arthropods in Legal Investigations. 2nd Ed. Kansas: CRC Press, 2009. 705p.

    Com autoria corporativa

    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. I Fórum Nacional de Educação Farmacêutica: O farmacêutico de que o Brasil necessita (Relatório Final). Brasília, DF, 2008. 68p.

    c) Capítulos de livros:

    Autor (es) do capítulo. Título da parte referenciada. In: Autor (es) da obra (ou editor) Título da obra. Cidade: Editora, Ano de publicação. Paginação da parte referenciada.

    FERREIRA HO. Doença de Chagas. In: Farhat CF, Carvalho ES, Carvalho LH, Succi RC, editores. Infectologia Pediátrica. São Paulo: Atheneu; 1998. p. 531-7.

    Citação indireta:

    Utiliza-se apud (citado por) nas citações que foram transcritas de uma obra de um determinado autor, mas que na verdade pertence a outro autor.

    HELPER CD, STRANT LM. Opportunities and responsabilities in pharmaceutical care. Am. J. Hosp. Pharm. 47: 533-543, 1990. Apud Bisson MP. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica. 2. ed. Barueri: Manole, 2007. p. 3-9.

    d) Teses, Dissertações e demais trabalhos acadêmicos.

    Autor. Título (inclui subtítulo se houver). Ano. Cidade. Total de páginas. Tipo (Grau), Instituição (Faculdade e Universidade) onde foi defendida.

    SAMPAIO IR. Etnofarmacologia e toxicologia de espécies das famílias Araceae e Euphorbiaceae. 2008. Rio de Janeiro. 45 p. Monografia (Especialização em Farmacologia), Associação Brasileira de Farmacêuticos. Rio de Janeiro.

    e) Websites:

    Nome da organização, título completo do documento citado, local da publicação (se disponível), editor (se disponível), ano (se disponível), data da citação, URL do documento exato citado (não o URL da organização).

    Ex.: World Health Organization. Leprosy elimination. Geneva: WHO, 2014. Available from: http://www.who.int/lep/situation/new_cases/en/. Access in December 15, 2014.

    Ex.: Brasil. Ministério da Saúde. Malária. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Available from: http://www.saude.gov.br/malaria. Access in November 05, 2015.

    IBGE. Conheça Cidades e Estados do Brasil. Brasília, 2017. Available from: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/panorama. Access in August 5, 2019.

    f) Eventos científicos (Congressos, Seminários, Simpósios e outros):

    O periódico Health and Biosciences não aceita citações de Eventos científicos (Congressos, Seminários, Simpósios e outros).


    A veracidade das referências é de responsabilidade dos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.