PLURILINGUISMO, MULTILINGUISMO E BILINGUISMO: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE LINGUÍSTICA MOÇAMBICANA

Autores

  • Leonarda Jacinto Menezes Universidade Eduardo Mondlane Universidade Federal da Bahia

Resumo

Moçambique é um país plurilíngue e pluricultural. Esta situação linguística e cultural decorre de fatores históricos e sociais. No país coexistem várias línguas étnicas de origem bantu  com a Língua Portuguesa, além de línguas transplantadas por imigrantes que se instalaram no país, diversidade linguística que faz de Moçambique uma sociedade plurilíngue e pluricultural, resultado de convivências com várias etnias, várias línguas e várias culturas. A situação de plurilinguismo e do bilinguismo no país, remetem-nos para a relação língua e sociedade, questão objeto de estudos da Sociolinguística, ciência que se preocupa em explicar a variabilidade linguística e sua relação com diversos fatores linguísticos e sociais, buscando também relacionar variação e mudança linguística. As variações em língua portuguesa em Moçambique abrangem as dimensões, que incluem aspectos fonético-fonológicos, morfo-sintácticos, semântico-pragmáticos e retóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonarda Jacinto Menezes, Universidade Eduardo Mondlane Universidade Federal da Bahia

Docente Universitária com 6 anos de docência na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique e 25 anos de docência em ensino secundário e médio. Artigos publicados em revistas científicas como Odisseia e da Fundação Ford.

Downloads

Publicado

28-11-2013

Como Citar

MENEZES, Leonarda Jacinto. PLURILINGUISMO, MULTILINGUISMO E BILINGUISMO: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE LINGUÍSTICA MOÇAMBICANA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 81–91, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/4589. Acesso em: 29 mar. 2024.