Sobre a Revista

Foco e Escopo

Foco: A revista eletrônica “Educação Especial em Debate” publica artigos acadêmico-científicos de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais que abordam temáticas referentes à Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar.

 Escopo: A revista eletrônica Educação Especial em Debate é uma publicação semestral do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da Universidade Federal do Espírito Santo. Divulga, fomenta e debate a produção científica na área de Educação Especial, na perspectiva da inclusão escolar, como relatos de pesquisa e resenhas de obras científicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE

Apresentação de colaborações

A Revista Educação Especial em Debate, periódico semestral do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial, vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, publica artigos, resenhas de livros, dossiês e traduções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros.

 Os artigos devem apresentar resultados originais de trabalhos de investigação e/ou  de reflexão teórico-metodológica, não sendo permitida  a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

 As resenhas devem efetuar um estudo crítico de textos recentemente publicados ou de obras consideradas clássicas da área. Deve apresentar, obrigatoriamente, a referência as ideias contidas na obra, a metodologia empregada, a relevância do tema, bibliografia completa, esperando-se que contenham comentários e julgamentos sobre e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.

 As traduções devem vir acompanhadas de uma autorização do autor da obra original ou da editora que publicou o texto. Quando se tratar de obra de domínio público, dispensa-se tal autorização ficando responsável por essas informações o autor da tradução.

  

Avaliação dos Trabalhos

 Os artigos, dossiês e traduções recebidos serão submetidos a uma avaliação por parte da Comissão Editorial, que examinará se cumprem os requisitos temáticos e formais preliminares. Após essa análise, serão encaminhados anonimamente a dois pareceristas ad hoc.

Os pareceristas poderão recomendar a sua aceitação, recusa ou sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará à Comissão Editorial, para avaliação final. Os critérios para a seleção de artigos levam em conta, além dos aspectos formais do texto, a originalidade; o alcance dos objetivos propostos; o aprofundamento no tratamento do tema; a análise das fontes com relação ao referencial teórico.

A revista adota o sistema duplo-cego (blind review), de modo a assegurar que os nomes dos pareceristas permaneçam em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. As resenhas e entrevistas são avaliadas pela Comissão Editorial. Após a aprovação do trabalho, os autores serão solicitados a enviar autorização de publicação.

A Comissão Editorial informa que o conteúdo expresso nos artigos publicados é de inteira responsabilidade dos seus autores.

Periodicidade

A revista Educação Especial em Debate tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de Direito Autoral

Revista Cadernos de Pesquisa em Educação utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Indexadores e Bases de dados

Nacionais

PORTAL IBICT

PORTAL PERIÓDICOS CAPES

Portal de periódicos UFES (http://peridicos.ufes.br)

 

Internacionais

Directory of Open Acess Journal (DOAJ, Suíça)

 

Histórico do periódico

A revista eletrônica “Educação Especial em Debate” publica artigos acadêmico-científicos de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais que abordam temáticas referentes à Educação Especial.

Objetiva: divulgar, fomentar e debater a produção científica na área de Educação Especial, como relatos de pesquisa e resenhas de obras científicas.