Sobre a Revista
Histórico do periódico
A Revista “Educação Especial em Debate” foi criada em um momento de celebração acadêmica, visto que, no mesmo ano de 2016, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial - NEESP comemorou seus 20 anos de atividades de compromisso com a formação inicial e continuada, com a construção e a socialização de conhecimento na área de Educação e em particular de Educação Especial.
Desde então, a Revista tem se colocado como mais um importante veículo de divulgação de temas de profundo interesse para o debate/reflexão/compreensão dos princípios, políticas e práticas pedagógicas de uma educação emancipatória, mais inclusiva para todos.
O periódico conta com a contribuição de autores do Brasil e do exterior. Toma como eixo central de sua linha editorial uma educação de caráter inclusivo e que se compromete com uma perspectiva plural, multirreferencial, ética e emancipatória no que tange à Educação Especial. Assume como principais leitores e interessados os profissionais da Educação em seus diferentes níveis e modalidades, outros profissionais de áreas que se articulam com a Educação (tais como a área Social, do Direito e da Saúde, dentre outras), alunos de graduação e pós-graduação, bem como famílias e outros cidadãos que se sintam convidados a pensar uma educação democrática e para todos.
Durante os anos de 2021 e 2022, a Revista Educação Especial em Debate conseguiu indexação na Dialnet, no Latindex, no Diadorim, no Sumários.org e no Google Acadêmico.
No ano de 2023, alcançamos a avaliação B1 (Qualis/CAPES) e, também, conseguimos indexação nas seguintes bases de dados: Miguilim, Livre e DOAJ.
Foco, Escopo e Objetivo
Foco: A Revista Educação Especial em Debate da Universidade Federal do Espírito Santo, publica apenas artigos, entrevistas, traduções e resenhas de livros originais de professores, pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa nacionais e internacionais que abordam temáticas referentes à Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar.
Escopo: A Revista Educação Especial em Debate é uma publicação semestral do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da Universidade Federal do Espírito Santo. Divulga, fomenta e debate a produção científica na área de Educação Especial, na perspectiva da inclusão escolar, como relatos de pesquisa, traduções e resenhas de obras científicas.
Objetivo Geral: A Revista Educação Especial em Debate tem como objetivo contribuir para a divulgação da produção acadêmico-científica nacional e internacional na área da Educação Especial.
Objetivo Específico: Colaborar na ampliação dos espaços de debate acerca da educação de crianças, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, sobretudo para professores da educação básica, estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação e demais pesquisadores.
Processo de Avaliação pelos Pares
Apresentação de colaborações:
Os artigos devem apresentar resultados originais de trabalhos de investigação e/ou de reflexão teórico-metodológica, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.
As resenhas devem efetuar um estudo crítico de textos recentemente publicados ou de obras consideradas clássicas da área. Deve apresentar, obrigatoriamente, a referência as ideias contidas na obra, a metodologia empregada, a relevância do tema, bibliografia completa, esperando-se que contenham comentários e julgamentos sobre e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.
As traduções devem vir acompanhadas de uma autorização do autor da obra original ou da editora que publicou o texto. Quando se tratar de obra de domínio público, dispensa-se tal autorização ficando responsável por essas informações o autor da tradução.
Avaliação dos Trabalhos:
Os artigos, dossiês e traduções recebidos serão submetidos a uma avaliação por parte do Comitê Editorial, que examinará se cumprem os requisitos temáticos e formais preliminares. Após essa análise, serão encaminhados anonimamente a dois pareceristas ad hoc.
Os pareceristas poderão recomendar a sua aceitação, recusa ou sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará ao Comitê Editorial, para avaliação final. Os critérios para a seleção de artigos levam em conta, além dos aspectos formais do texto, a originalidade; o alcance dos objetivos propostos; o aprofundamento no tratamento do tema; a análise das fontes com relação ao referencial teórico.
A revista adota o sistema duplo-cego (blind review), de modo a assegurar que os nomes dos pareceristas permaneçam em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. As resenhas e entrevistas são avaliadas pelo Comitê Editorial. Após a aprovação do trabalho, os autores serão solicitados a enviar autorização de publicação.
O Comitê Editorial informa que o conteúdo expresso nos artigos publicados é de inteira responsabilidade dos seus autores.
Periodicidade
A Revista Educação Especial em Debate tem periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir autorização prévia do editor ou do autor.
Declaração de Direito Autoral
A Revista Educação Especial em Debate utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Apoio:
Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional/Ufes.
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Ufes.
Centro de Educação/Ufes.
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial.
Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/Ufes).
Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGM`PE/Ufes).
Indexadores e Bases de dados
Nacionais
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