EPISTEMOLOGIAS EM JOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • André Luís de Souza Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Apresentando-se como ensaio filosófico, o trabalho aborda os fundamentos e a finalidade da educação especial a partir de temas epistemológicos. A saber, o debate sobre certa perspectiva teorética – incluindo o pensamento científico naturalista – ante a linguagem ordinária e o conhecimento de senso comum. Para perfazer este argumento, nosso foco e nossos ouvidos se dirigem ao que as professoras e professores têm a dizer sobre seu cotidiano na escola. Como forma de acesso a esses ditos, servimo-nos de uma experiência de extensão com professores de atendimento educacional especializado, cujo principal dispositivo de formação era a construção de narrativas sobre a vida escolar, escritas e recebidas como se fossem cartas. Uma vez acionado o artefato ordinário da carta – e evocada, por meio dela, uma potência do cotidiano, do senso comum como forma de saber –, algo distinto das maneiras tradicionais de conceber o que é conhecimento na área parece deixar-se perceber, refundando, talvez, os termos do compromisso com a prática pedagógica. Estão em jogo diferentes perspectivas epistemológicas cujos desdobramentos são também éticos e políticos, produzindo efeitos na experiência docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.
BENTHAM, J. O Panóptico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008 [1787].
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A Reprodução. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1982.
BRIDI, F. R. D. S.; BAPTISTA, R. C. Deficiência mental: o que dizem os manuais diagnósticos? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, p. 499-512, maio-agosto 2014.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
GUERREIRO, M. A. L. Ceticismo ou senso comum? Porto Alegre: EDI-PUCRS, 1999.
GUSMÃO, L. D. O fetichismo do conceito: limites do conhecimento teórico na investigação social. Rio de Janeiro: Topbooks, 2012.
LAROSSA, J. Convite à escrita. Barcelona: Universidade de Barcelona. 2014. Anotações de aula conferida na universidade.
MACHADO, A. M. Avaliação e fracasso: a produção coletiva da queixa escolar. In: AQUINO, J. Erro e fracasso na escola: alternativas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p. 1-18.
MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não aprendem na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. Produção do fracasso escolar e medicalização da infância e da escola. In: VASQUES, C. K.; MOSCHEN, S. Z. Psicanálise, educação especial e formação de professores: construções em rasuras. Porto Alegre: Evangraf, 2015. Cap. 3, p. 61-103.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.
TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
ULLRICH, W. O outro na educação especial: uma abordagem pela lente do reconhecimento. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
VOLTOLINI, R. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

Lima, A. L. de S., & Vasques, C. K. (2018). EPISTEMOLOGIAS EM JOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Educação Especial Em Debate, (05), 60–76. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/20982

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo