SHOPPING CENTER PARTAGE EM CAMPINA GRANDE – PB – MODERNIDADE E VALORIZAÇÃO: ESTUDO DA PRODUÇÃO ESPACIAL URBANA NO SEU ENTORNO

  • Helder Alves de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Cristina Ribeiro Costa Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O município de Campina Grande, no interior da Paraíba, é o segundo maior e mais populoso do Estado, localizado a 120 km da capital, João Pessoa, e se destaca pela influência polarizadora que exerce diretamente sobre dezenas de municípios do interior do Estado, e até mesmo de outros estados aos quais faz fronteira, sobretudo nos setores de saúde, educação, comércio e indústria. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com objetivo de compreender os processos de transformações espaciais a partir da implantação do objeto “shopping center”, assim como a modernização e valorização do aparelho comercial local na região do entorno. Dessa forma, detectamos com a pesquisa, o processo acelerado de modernização e urbanização, assim como as transformações no comércio e consumo do município em questão.

Biografia do Autor

Helder Alves de Lima, Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós Graduação em Geografia - Nível Mestrado - Geografia urbana
Kátia Cristina Ribeiro Costa, Universidade Federal de Campina Grande
Unidade Academica de Geografia da UFCG (Campus I) - Geografia Urbana

Referências

BASTITA, Péricles Alves. O Boulevard Shopping Center e a formação de uma Nova Centralidade em Campina Grande – PB. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Paraíba. 2011.

CORREA, Roberto Lobato. Sobre os Agentes Sociais, Escala e Produção do Espaço: Um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani A.; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação B. (Orgs). A Produção do Espaço Urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011 (p. 41 52).

CORREA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995.

CORREA, Roberto Lobato. Comércio e Espaço: Uma retrospectiva e algumas questões. Textos LAGET – Série Pesquisa e Ensino, Rio de Janeiro, UFRJ, nº 2, 2000.

COSTA, Kátia Cristina Ribeiro. Shopping Center Recife: conflitos e valorização do espaço – Dissertação (Mestrado em Geografia), Recife, 1995.

HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. In: Geografia: Teoria e Realidade. (Coleção dirigida por Armando Corrêa da Silva). São Paulo: HUCITEC, 1980

.

JÚNIOR, Wilson Ribeiro dos Santos. Shopping Center: uma imagem de espelhos. In: PINTAUDI, Silvana M.; JÚNIOR, Heitor Frúgoli (Orgs). Shopping Centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p.45-60.

PINTAUDI, Silvana M. O TEMPLO DA MERCADORIA: estudo sobre os Shoppings Centers do Estado de São Paulo. São Paulo, 1989, 156 p. Tese de Doutorado em Geografia – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1989.

PINTAUDI, Silvana M. Shopping Center no Brasil: Condições para surgimento e estratégias de localização. In: PINTAUDI, Silvana M.; JÚNIOR, Heitor Frúgoli (Orgs). Shopping Centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p.15-44

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4 ed. 5. Reimpressão – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

SANTOS, Milton. O Espaço Dividido. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 2004 [1979].

SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Contexto, 2001

Publicado
2019-11-29
Seção
GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo