SHOPPING CENTER PARTAGE EM CAMPINA GRANDE – PB – MODERNIDADE E VALORIZAÇÃO: ESTUDO DA PRODUÇÃO ESPACIAL URBANA NO SEU ENTORNO

Auteurs

  • Helder Alves de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Cristina Ribeiro Costa Universidade Federal de Campina Grande

Résumé

O município de Campina Grande, no interior da Paraíba, é o segundo maior e mais populoso do Estado, localizado a 120 km da capital, João Pessoa, e se destaca pela influência polarizadora que exerce diretamente sobre dezenas de municípios do interior do Estado, e até mesmo de outros estados aos quais faz fronteira, sobretudo nos setores de saúde, educação, comércio e indústria. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com objetivo de compreender os processos de transformações espaciais a partir da implantação do objeto “shopping center”, assim como a modernização e valorização do aparelho comercial local na região do entorno. Dessa forma, detectamos com a pesquisa, o processo acelerado de modernização e urbanização, assim como as transformações no comércio e consumo do município em questão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Helder Alves de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós Graduação em Geografia - Nível Mestrado - Geografia urbana

Kátia Cristina Ribeiro Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Academica de Geografia da UFCG (Campus I) - Geografia Urbana

Références

BASTITA, Péricles Alves. O Boulevard Shopping Center e a formação de uma Nova Centralidade em Campina Grande – PB. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Paraíba. 2011.

CORREA, Roberto Lobato. Sobre os Agentes Sociais, Escala e Produção do Espaço: Um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani A.; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação B. (Orgs). A Produção do Espaço Urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011 (p. 41 52).

CORREA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995.

CORREA, Roberto Lobato. Comércio e Espaço: Uma retrospectiva e algumas questões. Textos LAGET – Série Pesquisa e Ensino, Rio de Janeiro, UFRJ, nº 2, 2000.

COSTA, Kátia Cristina Ribeiro. Shopping Center Recife: conflitos e valorização do espaço – Dissertação (Mestrado em Geografia), Recife, 1995.

HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. In: Geografia: Teoria e Realidade. (Coleção dirigida por Armando Corrêa da Silva). São Paulo: HUCITEC, 1980
.
JÚNIOR, Wilson Ribeiro dos Santos. Shopping Center: uma imagem de espelhos. In: PINTAUDI, Silvana M.; JÚNIOR, Heitor Frúgoli (Orgs). Shopping Centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p.45-60.

PINTAUDI, Silvana M. O TEMPLO DA MERCADORIA: estudo sobre os Shoppings Centers do Estado de São Paulo. São Paulo, 1989, 156 p. Tese de Doutorado em Geografia – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1989.

PINTAUDI, Silvana M. Shopping Center no Brasil: Condições para surgimento e estratégias de localização. In: PINTAUDI, Silvana M.; JÚNIOR, Heitor Frúgoli (Orgs). Shopping Centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p.15-44

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4 ed. 5. Reimpressão – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

SANTOS, Milton. O Espaço Dividido. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 2004 [1979].

SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Contexto, 2001

Téléchargements

Publiée

29-11-2019

Numéro

Rubrique

GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo