Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Sinais - ISSN: 1981-3988?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A Revista Sinais está permanentemente aberta a submissões. A Revista Sinais não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista.

Textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

A Revista Sinais dedica-se a publicar artigos inéditos, resenhas bibliográficas e opiniões que contribuam para a reflexão e o estudo das Ciências Sociais em suas múltiplas dimensões: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História e Educação 

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

Recomendação dos pareceristas;

    • Recomendação dos pareceristas;
    • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

As submissões que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas pela revista serão devolvidas aos autores para que possam realizar as adequações e/ou correções exigidas.

Importante:

  • Revista Sinais não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
 
  • AOS AUTORES

1. O trabalho deve conter o nome do autor, título e instituição apenas na capa. Após sua avaliação pelos pares, será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis sugestões de modificações ou recusa do artigo. Em qualquer caso, os originais não serão devolvidos.

2. Os textos deverão ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, recuo de início de parágrafo, justificado, espaço 1,5 e em formato A4 (210x297).

3. Artigos devem conter entre 25.000 e 45.000 caracteres com espaços. Resenhas, no máximo 22.000 caracteres com espaços. As demais seções (Homenagem, Entrevistas, Ensaios e Documentos) serão analisadas caso a caso pela equipe editorial.

4. Para citações bibliográficas de literatura no texto, usar o sistema autor-data. As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, colocadas em itálico e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas. As citações de mais de três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial eindentadas (quatro espaços à direita da margem esquerda). Todas as citações devem estar em itálico e sem aspas. As referências sem citação literal devem ser incorporadas no texto, indicando entre parênteses, ao final, o sobrenome do autor e o ano da publicação. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e sem aspas.

5. Os textos devem ser apresentados em português, inglês ou espanhol. O título e o resumo (de 100 a 200 palavras) devem estar no mesmo idioma do texto e também em inglês. O autor deve, ainda, indicar até 4 palavras-chave que permitam a adequada indexação do artigo.

6. As notas, se necessárias, serão numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas ao pé da página.

7. Desenhos, gráficos, mapas, tabelas, quadros e fotografias, devem conter título e fonte, e estar numerados. Deverão, ainda, estar em condições tais que permitam a reprodução e impressão fidedignas e de qualidade, e devem ser encaminhados em arquivo separado do texto, com indicações claras, ao longo do texto, do local da inserção das imagens.

8. As referências deverão ser incluídas ao final do trabalho, em ordem alfabética e dentro das normas da ABNT, de acordo com os exemplos abaixo:

a)      LIVROS

MOSER, Anita. A nova submissão: mulheres da zona rural no processo de trabalho industrial. Porto Alegre: EDIPAZ, 1985. (Coleção Debate e Crítica).

LEMOS, Carlos A. O morar em São Paulo no tempo dos italianos. In: DE BONI, Luis A. (Org.). A presença italiana no Brasil. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia, 1990. p. 401-409.

CÂNDIDO, Antônio et alA personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.

b)      ARTIGO DE PERIÓDICO

NOGUEIRA, Ronidalva. Michel Foucault numa breve visita às prisões de Pernambuco. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 6, n. 2, p. 269-282, jul./dez. 1990.

O REI está nú (2): adianta porém constatar o óbvio? Isto é, São Paulo, n. 1189, p. 15, 15 jul. 1992. Editorial.

c)      COLETÂNEA

NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

d)     TESES ACADÊMICAS

RAMOS, Eloisa Helena Capovila da Luz. O Partido Republicano rio-grandense e o poder local no litoral norte do Rio Grande do Sul – 1882/1895. 1990. 284 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

e)      VERBETES

PISTONE, Sérgio. Bonapartismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1986. p. 118-119.

PAGALLO, G. T. Democrito. In: DICCIONARIO de filósofos. Madrid: Rioduero, 1986.. p. 321-324.

f)       INFORMAÇÃO OU TEXTO OBTIDO NA INTERNET

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Conheça o IBICT. Disponível em: <http://www.ibict.br/ibict/frame.htm>. Acesso em: 01 out. 1997.

 

Visite nossa página no facebook: https://www.facebook.com/revistasinais

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.