Entre a linguística e a filosofia: três ou quatro considerações sobre a polifonia em Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10167Resumo
A partir da perspectiva da Semântica da Enunciação, reflete-se sobre a questão da polifonia em Nietzsche. Em uma breve análise linguística, caracteriza-se a cena enunciativa do texto nietzscheano a partir das figuras dos locutores e dos alocutários. Argumenta-se que o modo como Nietzsche trabalha a polifonia de seu dizer permite que sua filosofia seja entendida como uma filosofia do futuro. Segundo Nietzsche, todos estão presos nas teias da gramática, mas somente por meio da força plástica da linguagem será possível uma nova maneira de pensar e de sentir.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.