Racismo, Racialismo e a exigência de cidadania passiva

Autores

  • Horacio Luján Martínez Professor do Curso de Filosofia (Graduação e Pós-graduação) da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Campus Curitiba.

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10280

Resumo

este artigo analisa o problema do racismo a partir de uma crítica filosófica da relação entre linguagem e subjetividade; e em oposição de que esta seja pensada exclusivamente em termos racionais. Entendemos a subjetividade como construção ético-política e, também, como aquilo que se relaciona diretamente com a razão desde a ação como seu limite ou excesso. Assim passaremos de apresentar o racismo respeito à população negra como prática e construção histórica que excluía e explorava o/a negro/a, para analisar e criticar a interpretação dos movimentos negros ou chamados de modo geral, de identidade negra, como racialismo ou racismo invertido. Acreditamos que, por trás da critica aos movimentos de “militância negra”, se esconde uma exigência maior que é a de uma noção passiva de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-07-2015

Como Citar

Martínez, H. L. (2015). Racismo, Racialismo e a exigência de cidadania passiva. Sofia , 4(1). https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10280