Considerações Acerca da Verdade na Hermenêutica Filosófica de Hans G. Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v5i1.11566Resumo
Esse texto terá por objetivo analisar e discutir a concepção de verdade (aletheia) na hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamer (1900-2002). Para tanto discutiremos e criticaremos com Gadamer o paradigma metodológico da modernidade, que estabeleceu o método como única via legítima de reivindicação da verdade. Logo após, esboçaremos uma reconstrução histórico-conceitual da própria hermenêutica, observando como a sua evolução partiu de uma perspectiva metodológica com Schleiermacher e Dilthey e culminou em uma hermenêutica da existência, com Heidegger. Essa discussão acerca da hermenêutica nos será muito útil, pois servirá como ferramenta para as críticas erigidas contra a modernidade. Por fim, após liberar a verdade de suas amarras metodológicas, discutiremos a relação entre a verdade e a arte tal como Gadamer a concebe. Faremos isso recorrendo a Heidegger, mestre e principal influência de Gadamer.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.