Idiossincrasia, mimese e antissemitismo em “Dialética do Esclarecimento”
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v5i2.14993Resumo
Nosso intuito no presente artigo é relacionar alguns conceitos que aparecem no capítulo “Elementos de antissemitismo” da obra “Dialética do Esclarecimento” de Horkheimer e Adorno, tais como a mimese, paranoia, antissemitismo e idiossincrasia. Inicialmente, trataremos da falsa projeção – ou mimese da mimese – no processo de antissemitismo por meio da proto-história biológica representada pela teoria freudiana. Tal relação dominadora com a alteridade como projeção é apresentada, na sequência, juntamente ao modelo paranoico de estrutura psíquica. Com isso, chegamos ao nosso objetivo principal, a saber, mostrar como os autores retiram a ênfase do judeu propriamente dito e a concentram no desenvolvimento e individuação do ser humano preconceituoso no esclarecimento. Assim, o antissemitismo não seria interpretado como uma situação isolada, mas seria entendido como o momento limite do processo de formação de uma racionalidade destruidora.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.