O Homem, deidade e Deus no pensamento de Xavier Zubiri: uma reflexão inicial
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v2i2.6451Resumo
Com base na tradição filosófica recebida, no que diz respeito a compreensão de Deus, Xavier Zubiri inaugura um caminho novo de conceber a relação entre o homem e Deus. Para ele, o homem, na sua relação com o poder do real, ou deidade, que é ultimidade, possibilidade e impelência, ao qual está intrinsecamente religado, encontra as condições necessárias para realizar o seu ser. A religação é um fato do qual o homem parte na busca do fundamento que lhe serve de apoio. Assim, o homem, vai estabelecendo e experienciando as ideias de Deus, no próprio movimento que faz enquanto pessoa. Essa busca culmina em sua entrega total a uma realidade suprema a que adora, eleva suas súplicas e se refugia. Essa entrega do homem faz parte do âmbito da própria fé.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.