Nietzsche e a terapia da Cultura: A cultura como paciente
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v3i2.8861Resumo
O presente artigo dedica-se à questão da cultura tal como compreendida por Nietzsche enquanto "médico da cultura". Assim, procurar-se-á determinar o sentido de "cultura" para Nietzsche, relevando as suas características fundamentais, bem como os seus eventuais focos de problematicidade e patologia. Analisar-se-ão os projectos nietzschianos de reforma da cultura, nomeadamente os projectos de "cultivo e disciplina", bem como a transvaloração de todos os valores. Por último, reinterpretar-se-ão estes projectos como um projecto terapêutico e delimitar-se-á o sentido da terapia nietzschiana no contraste com outras formas de terapia, sejam elas filosóficas, morais ou religiosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.