EDUCAÇÃO SUPERIOR E PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Auteurs

  • LETÍCIA RODRIGUES DA SILVA

Résumé

Resumo: Nesta análise abordamos elementos centrais do sucateamento da Educação Superior Pública no Brasil e seus rebatimentos na formação em Serviço Social frente às exigências do projeto de formação construídas pela categoria profissional, expressas nas Diretrizes curriculares da ABEPSS (1996). Desta forma, apontamos desafios e consequências colocadas para a formação em Serviço Social, para materialização do Projeto Ético -Político e, por conseguinte na atuação profissional. Para o desenvolvimento desta análise realizamos estudos bibliográficos e análise documental, fundamentados no método do materialismo histórico dialético. As análises ora construídas, compreendem a Educação Superior como parte constituinte do processo das configurações sociais de vida que peculiarizam a sociedade brasileira no bojo do capitalismo mundial.

Palavras-chave: Serviço Social; Formação Profissional; Projeto Ético-Político; Diretrizes Curriculares.

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Publiée

21-05-2019

Numéro

Rubrique

Comunicações orais - Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional