Robert Michels e Joseph Schumpeter: duas teorias elitistas da democracia em perspectiva comparativa
DOI:
https://doi.org/10.47456/acp.v%25vi%25i.23673Resumo
Robert Michels e Joseph Schumpeter são dois autores que, juntamente com um rol de outros autores, fazem parte de um campo teórico comumente chamado de “teorias elitistas”, “teoria da elite” ou “maquiavélicos”. Este trabalho teve por objetivo fazer uma análise e comparação explícita das obras “Sociologia dos Partidos Políticos” e “Capitalismo, Socialismo e Democracia”, de Robert Michels e Joseph Schumpeter, respectivamente. Para cumprir esse objetivo, foi feita uma análise sistemática ponto a ponto dessas obras e, posteriormente, tenta-se especificar precisamente as diferenças e similitudes entre elas. Conclui-se que as teorias desses autores são relevantes até os dias atuais para compreender, em diversos contextos, certos aspectos do funcionamento da democracia liberal representativa e da organização dos partidos políticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-02-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).