A crítica agonística à crítica econômica da democracia
DOI:
https://doi.org/10.47456/acp.v%25vi%25i.31033Resumo
O presente artigo pretende tratar da crítica de Chantal Mouffe a teoria da democracia de Joseph Alois Schumpeter e Anthony Downs. Para realizar o objetivo apresenta-se a noção de democracia no pensamento de Schumpeter e Downs, a partir da principal obra de cada um, respectivamente, Capitalismo, socialismo e democracia e, Uma teoria econômica da democracia, a fim de evidenciar a herança teórica existente entre os autores. Em seguida, analisam-se as críticas que Chantal Mouffe dirige ao modelo agregativo dos autores. Sobretudo no que diz respeito a como esse modelo se relaciona intimamente ao que a teórica reconhece como a crise da liberal-democracia. Por fim, demonstra-se o aparato teórico que a autora visa contrapor aos autores no sentido de uma intensificação da participação e da vida democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).