Estudo comparativo de políticas públicas para petróleo e gás no Brasil e na Rússia (1991–2016)
DOI:
https://doi.org/10.47456/acp.v4i2.32797Resumo
O presente artigo se concentra no campo de ciência política e políticas públicas e se dispõe à realização de uma análise comparativa dos casos brasileiro e russo no que tange suas respectivas políticas de petróleo e gás. Para tal serão realizadas avaliações de políticas públicas ligadas ao setor em cada país, buscando verificar se há relação causal entre os outputs e outcomes, bem como realizar uma descrição do processo em torno do ciclo das políticas. Resultados apontam como relevantes para a consecução de políticas públicas do setor: (1) a estrutura de representação de interesses entre lideranças da indústria de combustíveis e as elites governantes; (2) a urgência ou não de exploração de novas reservas para o avanço da produção; (3) a natureza dos objetivos estratégicos em torno do setor; (4) o domínio tecnológico adequado pelas empresas nacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).
