A vontade, a criação e a imaginação: revisões e reflexões acerca das teorias de nação de Ernest Renan, Ernest Gellner e Benedict Anderson
DOI:
https://doi.org/10.47456/acp.v4i2.32798Resumo
Este artigo pretende fazer uma breve explicação e análise das considerações teóricas formuladas por três pensadores da nação e do nacionalismo: Ernest Renan, Ernest Gellner e Benedict Anderson. Neste sentido, enfatizam-se as principais contribuições de cada um, como agregaram ao debate do campo de estudos e trouxeram noções que ainda dialogam com nossas percepções cotidianas. Ao final da análise teórica, as conclusões adotadas por este artigo baseiam-se na ênfase do diálogo entre os três autores e em como as noções trabalhadas por Renan, Gellner, e Anderson não necessariamente são conflitantes e podem ser entendidas de forma complementar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).