"Para salvar a nação somos até capazes de comunismo": o nacional-bolchevismo ontem e hoje
Resumo
O Nacional-Bolchevismo é uma ideologia de difícil enquadramento nas definições mais generalistas sobre a "esquerda" e a "direita": crítica do Ocidente e do cosmopolitismo propunha, por um lado, uma aproximação entre nacionalismo e marxismo, por outro, uma aliança entre Alemanha e União Soviética. O presente artigo analisa o seu surgimento no início do século XX, através de pensadores vinculados à "revolução conservadora" e ao "nacionalismo revolucionário" na Alemanha, caso de Ernst Niekisch, e sua atualização nas primeiras décadas do século XXI, a partir da produção do ideólogo russo Aleksandr Dugin e do movimento "Nova Resistência", atuante também no Brasil. A análise da história desta ideologia propõe uma série de questões para o estudo das relações entre o fascismo e o bolchevismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).