Análise das relações de poder dentro do espaço escolar em tres filmes distintos

Autores

  • Jose Aparicio da Silva IFPR

Resumo

O espaço escolar, com seu aspecto disciplinar, é cerceado por inúmeras relações de poder. O cinema representou essas relações em diversas ocasiões. Considerando que existem teóricos que propõe uma escola mais liberta, libertadora e libertária, este artigo analisa criticamente essa postura repressora imposta por essa instituição. Para tanto, reflete-se sobre os filmes: Nada de Novo no Front de 1979, do diretor Delbert Mann, Estados Unidos e Pink Floyd: The Wall, de Alan Parker de 1982, Inglaterra, além do curta-metragem Escolas democráticas, de 2006. Este último, um filme alemão do diretor Jan Gabert. Embora os enredos dos filmes sejam encenados em três temporalidades distintas, eles se assemelham pela temática. Nada de novo no front tem o enredo na Primeira Guerra mundial, Pink Floyd The Wall, no contexto pós Segunda Guerra e Escolas Democráticas no início do século XXI. Existem neles, ainda assim, práticas de uma escola e de uma educação coercitiva.

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Biografia do Autor

Jose Aparicio da Silva, IFPR

Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas – UEPG

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Publicado

26-03-2022