Ameaça majoritária e bolsonarismo: qual a relação?
Resumo
Esse trabalho objetiva testar os determinantes da ameaça majoritária à democracia liberal (Grossman et al., 2021) no Brasil. Contrária aos preceitos clássicos de democracia liberal, a ideia associa maior poder ao executivo, desdém às minorias e ao equilíbrio dos poderes. A ideia de fazer esse levantamento parte dos apontamentos de recente trabalho (Albertus e Grossman, 2021) que aponta para essa dimensão associada ao apoio a Jair Bolsonaro. Utilizam-se dados obtidos de amostra nacional em pesquisa feita logo após o pleito de 2018. Os resultados apontam para a corroboração dos achados de Albertus e Grossman. Entre as variáveis de controle, a escolaridade e a renda foram associadas negativamente à concepção majoritária. Outro instigante resultado é que o voto em Ciro Gomes, foi o que menos se mostrou associado à ameaça majoritária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).