Realinhamento partidário no Rio de Janeiro (2022): os partidos sob comando de lideranças políticas
Resumo
A literatura de partidarismo identifica cinco realinhamentos partidários no Rio de Janeiro e indica a formação de um sexto, a ser verificado na eleição de 2022 (Rodrigues, 2020). O presente artigo tem como objetivo investigar esse realinhamento com foco no personalismo da política carioca. Especificamente, busca-se identificar a presença do realinhamento, suas características e ligação com as lideranças políticas do estado. A hipótese é que este realinhamento está atrelado a movimentações oriundas de figuras políticas de destaque. Para tal, utiliza-se como material empírico a base do TSE (2018 - 2022), observando a referida eleição em comparação a anterior. Os resultados confirmam o recém realinhamento, indicam que este é acompanhado por um acirramento de forças opositoras no espectro ideológico e que está diretamente ligado a lideranças políticas de ambos os campos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).