Elementos para uma crítica latino-americana do conceito de populismo de P. Rosanvallon
Resumo
Propomos uma crítica latino-americana do conceito de «populismo» defendido por Pierre Ronsanvallon, elementos introdutórios para um debate ainda aberto. Para tal objetivo, vamos nos servir das elaborações de E. Dussel sob a «questão popular» formuladas em diferentes obras onde propõe uma filosofia política da libertação. E, em seguida, com o objetivo de contrapor o pensamento de Rosavallon sobre o populismo, será trazida uma breve análise histórica e social do processo político da Revolução Bolivariana (1999) e da ascensão do Poder Popular e da democracia participativa e protagônica na Venezuela como fruto de tal processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).