Cultura política e adesão à hipótese de um governo militar no Brasil: um estudo a partir dos dados do Latinobarômetro (2020)

Autores

Resumo

O objetivo geral deste artigo é verificar, pelo prisma da cultura política e da opinião pública, de forma comparativa possíveis diferenças entre aqueles que apoiariam e aqueles que não apoiariam a hipótese de um governo militar no Brasil. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa e descritiva, estabelecida a partir do banco de dados do Latinobarômetro de 2020, com foco no caso brasileiro. Para efeitos de operacionalização da proposta engendrada pelo presente artigo, foram realizados cruzamentos entre diversas questões, sendo que como variável dependente estava a hipótese de apoio a um governo militar no país, e como variáveis independentes tínhamos avaliação da situação econômica do país; satisfação com a democracia; confiança nas Forças Armadas; confiança no Congresso Nacional; confiança no governo do país; confiança nos partidos políticos; confiança na instituição eleitoral do país- no caso, o TSE; confiança nos meios de comunicação; autoposicionamento na escala esquerda-direita; percepção sobre Jair Bolsonaro. O resultado apontou como dimensões relevantes estatisticamente: avaliação da economia; satisfação com a democracia; confiança nas Forças Armadas; confiança no governo; confiança nos meios de comunicação; autoposicionamento na escala esquerda-direita; e percepção sobre Bolsonaro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Mello Souza , Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professor da Universidade Estadual do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí

Letícia Menezes Fonseca, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí

Anna Heloyza Dias Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí. 

Vitória Emanuelly de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduando do curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí. 

Downloads

Publicado

06-12-2024