Realismo político em O Príncipe de Maquiavel
Resumo
Neste ensaio, exploramos a filosofia política de Maquiavel em O Príncipe, enfatizando a interação entre poder, moralidade e estratégia na liderança. A análise tem como objetivo examinar criticamente os conceitos de Virtù e Fortuna, essenciais para compreender a influência de fatores internos e externos na política e na condição humana. Com uma abordagem crítica e uma revisão da literatura acadêmica, buscamos desafiar interpretações simplistas, propondo que Maquiavel oferece insights profundos sobre a política em sociedades complexas. Concluímos argumentando que ao examinar os limites e as possibilidades da liderança estratégica, Maquiavel nos leva a questionar até que ponto os líderes podem moldar a vontade coletiva, equilibrando eficácia e respeito pela liberdade de escolha.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).