Microanálise do efeito da teoria da janela quebrada na cidade de São Paulo: o papel do facilities management
Resumo
Apresenta-se uma reflexão crítica e livre sobre o processo de deterioração patrimonial, tendo como fundo conceitual a Teoria das Janelas Quebradas, por meio de uma microanálise de uma ruela localizada na cidade de São Paulo, em 2023. Após essa reflexão, apresentam-se possíveis caminhos de mitigação para os gestores de Facilities Management (FM) diante dos desafios típicos de uma megacidade complexa e assimétrica. Os resultados apontaram que, sob a ótica da teoria utilizada, há uma ruptura do conceito de cidadania, evidenciando que a falta de um programa coparticipativo de zeladoria da cidade amplia a sensação de desleixo urbano, insegurança, não pertencimento e, consequentemente, o aumento da depredação do patrimônio público e privado. Como alternativa, recomenda-se a participação ativa dos gestores de FM no papel de co-zeladores dos espaços públicos coabitados com os privados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).