Populismo de direita no Brasil contemporâneo: uma leitura crítica da obra de Lynch e Cassimiro
Résumé
A obra “O Populismo Reacionário” apresenta uma abordagem aprofundada e inovadora sobre a surgimento e a solidificação do bolsonarismo no Brasil, caracterizando-o como uma forma de populismo de cunho reacionário. Longe de ser um desvio ou uma ruptura súbita, o fenômeno é esmiuçado como resultado das vulnerabilidades da Nova República, da judicialização da política e da deterioração das instituições democráticas. Com robusta base teórica e histórica, distingue o bolsonarismo tanto do populismo clássico quanto do conservadorismo tradicional. Ao mobilizar referências como Urbinati, Rosanvallon, Moffitt e Müller, o autor oferece uma ferramenta analítica que transcende o cenário brasileiro, contribuindo para o debate global sobre os desafios contemporâneos à democracia liberal. A crítica aguçada do legado bolsonarista em suas facetas cultural, institucional e simbólica confere à obra uma pertinência não apenas descritiva, mas, incitando à recomposição democrática frente às forças da regressão política.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).
