POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ARTICULAÇÕES COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM VITÓRIA/BRASIL-ES E NO PORTO/PORTUGAL

Resumo

O estudo objetiva analisar a política de formação continuada de
professores de Educação Especial em Vitória/Brasil e no Porto/Portugal, bem
como problematizar suas articulações nas ações pedagógicas dos professores
que atuam no âmbito do atendimento educacional especializado na educação
básica nessas duas cidades/países. Adota como referencial teórico os
pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, a partir das contribuições de Lev
Vigotski. A metodologia a ser utilizada é a perspectiva da Educação
Comparada Internacional, envolvendo revisão bibliográfica, análise de
produções acadêmicas e de documentos legais e oficiais, estudos de caso e
realização de entrevistas recorrentes e de grupos focais com profissionais da
Educação. Para as análises dos dados, apoia-se nas abordagens de análise de
conteúdo e do discurso, a partir do objetivo da investigação. Ressalta-se que a
possibilidade de desenvolver o presente estudo contribuirá com o estado da
arte na área da Educação/Educação Especial, na implementação de políticas
públicas para formação continuada de professores de Educação Especial,
contribuir com as práticas pedagógicas dos professores. Certo de que ambos
os países tem muito a investir na formação de professores acredita-se que a
temática em tela é de grande relevância para ser debatida e desenvolvida no
Doutorado em Educação.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 5 Políticas de Educação, diferenças e inclusão