IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ACOMPANHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Jocilene Gadioli OLIVEIRA

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa em curso
em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. O objetivo do projeto de
pesquisa é de verificar o desempenho e a inclusão escolar dos alunos
beneficiários do Programa Bolsa Família; verificar as práticas pedagógicas na
inserção com inclusão dos alunos beneficiários e contribuir para uma cultura
escolar baseada em princípios e valores para o desenvolvimento humano.
Parte-se do princípio de que a visão da escola sobre o benefício ainda é muito
limitada à presença do aluno e não existe um acompanhamento do
desempenho do aluno ligado ao benefício e, na maioria das vezes, a
permanência do aluno na escola não é suficiente para que sua formação os
ajude a sair do círculo vicioso da pobreza. Buscar elevar o nível de
escolaridade de crianças e jovens por meio da melhora do desempenho
escolar significa entender com quais déficits esses alunos chegam à escola, de
que forma a pobreza extrema está impedindo que esses alunos tenham uma
aprendizagem significativa e como a escola recebe e percebe esses alunos. As
conclusões iniciais indicam que o acompanhamento da frequência escolar, em
muitos casos, contribui para o acesso e a permanência na escola, mas não
garante ao aluno em situação de vulnerabilidade uma educação significativa e
de qualidade.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 5 Políticas de Educação, diferenças e inclusão