LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E REIVINDICAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Charlinni da Rocha LEONARDE
  • Renata Duarte SIMÕES

Resumo

O estudo buscou identificar, a partir da trajetória histórica da educação do/no
campo, no Espírito Santo, aspectos que contribuíram para a constituição do
curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFES, direcionando olhares
para a trajetória histórica de lutas e reivindicações dos movimentos sociais no
Estado. Como metodologia, optou-se pela realização de uma pesquisa
histórica, com a realização de entrevistas com dois professores que
participaram da criação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo -
Campus Goiabeiras/ES. Como resultado, identificaram-se as várias
experiências desenvolvidas pela universidade, buscando atender e formar
professores mais qualificados para o trabalho nas escolas do campo. Também
observou que a Licenciatura não é um curso pronto e dado, está em processo
de construção, possibilitando novas formas e novos caminhos a serem
descobertos. Assim, contribui no fomento de uma educação pública de
qualidade para os sujeitos campesinos, potencializando a formação humana
dos educadores do campo.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 5 Políticas de Educação, diferenças e inclusão