O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: A EDUCAÇÃO NA CIDADE EM DEBATE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Larissa PINHEIRO

Resumo

Essa pesquisa está sendo desenvolvida no Grupo de Estudos sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech), registrado no CNPq, parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória (ES). Tem como objeto de pesquisa o Parque Moscoso, situado no município de Vitória (ES), e suas interfaces com a educação, memória e cidade. O objetivo da pesquisa é compreender de forma crítica as relações entre memória e cidade para propor material educativo, voltado para o estudo do Parque Moscoso, a ser compartilhado e validado por meio de formação de professores. Nossa metodologia está dividida em três partes. Para o estudo do objeto Parque Moscoso partimos para a pesquisa qualitativa com abordagem exploratória. Na formação de professores utilizaremos a pesquisa intervenção com ações colaborativas, a partir de Damiani (2013) e Freitas (2010) e, por fim, uma metodologia específica para o produto educativo baseada nos momentos pedagógicos do Saviani (1984) e Ciavatta (2007, 2009) que utiliza a fotografia como fonte histórica. O referencial teórico da pesquisa está sustentando em três partes. Na primeira apresentaremos as contribuições da Psicologia Histórico Cultural, a partir de Vigotski (2010), Martins (2013) e Duarte (2007) e da Pedagogia Histórico Crítica por meio das ideias de Saviani (1984, 2013). A segunda faz relação entre educação e cidade, e, para isso utilizamos Lefebvre (2001), Gadotti (2005, 2006) e Freire (1993). Por fim, trazemos as considerações de Le Goff (1982, 1992, 1997) sobre a constituição da memória coletiva.
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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 7 Educação Ambiental, Educação e CTSA, Ensino de Humanidades, Ciências e Matemática