POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO: DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Abstract
Trata da relação entre o currículo educacional e as políticas públicas no cenário nacional e o regional (especificamente o Estado do Espírito Santo) para o atendimento das necessidades da formação de qualidade dos cidadãos. Para tanto, analisa atos legislativos nos âmbitos nacional e estadual. Utiliza o formato metodológico qualitativo, exploratório, bibliográfico, comparativo. Expressa a compreensão de que as normativas das leis e o currículo são elementares para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça. Porém, as análises demostram que, mesmo as políticas públicas e o currículo educacional sendo reconhecidos como fundamentais para o desenvolvimento da educação, todos os esforços do setor político e educacional não tem contribuído plenamente para que a educação ofertada seja de qualidade. Nota que há uma necessidade de continuação da busca por informações que colaborem para a compreensão da influência das políticas públicas e a utilidade do currículo na promoção de uma educação relevante para os estudantes.