A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO EM ÓRGÃOS COLEGIADOS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores/as

  • Charla Barbosa de Oliveira Macedo de Campos
  • Eduardo Augusto Moscon de Oliveira

Resumen

O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da gestão democrática como princípio basilar na normatização das políticas públicas educacionais em órgãos colegiados e a perspectiva dialógica, participativa, colaborativa, proposta por Paulo Freire, para a ruptura com todas as formas de opressão que promovem a passividade e a alienação. O objetivo desse estudo é evidenciar a necessidade de afirmação da gestão democrática para o funcionamento das instituições que primem por formas de gestão que possam contemplar os interesses de todos e todas. É parte do projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação que busca analisar os processos de formação para conselheiros (as) organizados pelos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória-RMGV, evidenciando a efetivação ou não da gestão democrática, com base na pesquisa-ação participativa.

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Sección

Eixo 3 - Políticas de gestão e avaliação