FORMAÇÃO CONTÍNUA E PEDAGOGOS QUE ATUAM COMO COORDENADORES PEDAGÓGICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SERRA-ES

Autores/as

  • Karine de Abreu Melo

Resumen

Este texto refere-se a um estudo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, e busca estudar possibilidades para a formação contínua de Pedagogos da Educação Infantil que atuam na condição de Coordenador Pedagógico do município de Serra/ES. Nesse contexto, a ideia que define a tarefa do coordenador pedagógico é a de mobilizador do trabalho coletivo, articulador do processo de elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico da escola. Para tanto, a formação continuada é necessária, visto que o professor é um profissional que deve sempre aperfeiçoar a sua prática ao fazer um trabalho de reflexão sobre ela. Nesse cenário, o coordenador pedagógico deve valorizar as ações coletivas dentro da instituição escolar, ações essas que precisam estar vinculadas ao eixo pedagógico desenvolvido na instituição. Ele assumirá a função de articulador dos diferentes segmentos da escola na elaboração de um Projeto Pedagógico coletivo (MALVEDES, AROEIRA, 2017).

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Eixo 4 - Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação