As tecnologias digitais no ensino do esporte em debate na formação continuada de professores
Resumen
Para elaboração de um trabalho acadêmico cuja pretenção se assenta em organizar uma formação continuada como meio para fomentar discussões e reflexões sobre as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, optamos por estabelecer um diálogo com Behrens (2013), Sampaio e Leite (2012) e Coll, Mauri e Onrubia (2012) para incrementar as possibilidades de aproximação das tecnologias como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem do esporte, durante o curso de formação continuada. Nesse sentido, Behrens (2013) defende que tanto o aluno quanto o professor devem atuar em conjunto, assumindo o processo de ensino e aprendizagem como um momento de trabalho colaborativo em que seja favorecida a construção de conhecimentos significativos em torno do conteúdo abordado (que no âmbito desta pesquisa está atrelado ao fenômeno esportivo), a partir de um projeto educativo que fomente a problematização, a curiosidade, o trabalho coletivo e a autonomia para a construção de conhecimentos. Tais pressupostos, conforme destaca a autora, possibilita aos alunos a elaboração de uma visão de totalidade e complexidade, além da aquisição de competências e habilidades para o exercício da cidadania.