A avaliação e a análise de políticas públicas: uma distinção necessária

Autores

  • Claudia Sombrio Fronza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vera Maria Ribeiro Nogueira Universidade Católica de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10356

Resumo

Este artigo aborda as distinções entre avaliação de políticas públicas e análise de políticas públicas. Sintetiza o estado atual do debate sobre as duas perspectivas revendo os principais conceitos, os modelos e os métodos de avaliação e de análise das políticas públicas. Com esta revisão, buscou-se transpor alguns equívocos na apreensão desses conteúdos no campo teórico, antecipando suas consequências na prática profissional do assistente social e ampliando as possibilidades de inserção do Serviço Social no debate em curso no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Sombrio Fronza, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente social, graduada em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau, Mestre em Sociologia Política  e Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau.

Vera Maria Ribeiro Nogueira, Universidade Católica de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1967), mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutora em Enfermagem (linha de pesquisa saúde e sociedade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona – Departamento de Sociologia – Seminário de Análise de Políticas Públicas – SAPS (2007). Professora adjunta da Escola de Serviço Social/Programa de Política Social da Universidade Católica de Pelotas e professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Fronza, C. S., & Nogueira, V. M. R. (2015). A avaliação e a análise de políticas públicas: uma distinção necessária. Argumentum, 7(2), 103–116. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10356