O Assistente Social representante do gestor no Conselho de Assistência Social
DOI:
https://doi.org/10.18315/argum..v9i1.13328Resumen
O trabalho apresenta uma análise acerca da participação e do exercício profissional do assistente social como representante do órgão gestor nos Conselhos Municipais de Assistência Social do estado de Santa Catarina. Serão apresentados dados de uma pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados questionários com questões abertas e fechadas. Esses instrumentos foram aplicados para profissionais que atuam ou atuaram na representação da gestão em diversas regiões do estado. Destacamos ainda que esta pesquisa se justificou pelo fato do profissional de Serviço Social estar ocupando, com mais frequência espaços de participação política, em especial, os conselhos. No geral, a pesquisa com os assistentes sociais que representam o gestor revelou grandes potencialidades, mas também indicou muitas passividades no exercício dessa função que a profissão vem ocupando há menos de trinta anos.Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor. Fragmentos sobre música e linguagem (Tradução de Manoel Dourado Bastos). Marília – SP: Trans/Form/Ação [on line], v. 31, n. 2, 2008. Acesso em 13 jun 2009. Disponível em
http://www.scielo.php?script=sci_arttex&pid=SO101-31732008000200010&em&nrm=isso>
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica – primeira versão. In: Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. 7ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
BERTONI, Luci Mara. Arte, indústria cultural e educação. Cad. CEDES, Campinas, v. 21, n. 54, ago. 2001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S0101-3262200/000200008&lng=en&nrm=iso> . Acesso em 15 jun. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. São Paulo: Atlas, 1992
BRZEZINSKI, I. (org). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 9ed. São Paulo: Ática, 1997.
DEMO, P. Participação é conquista: noções da política social participativa. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed.São Paulo: Atlas, 2002.
HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 18 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2005.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LEGRAND, Gerard. Dicionário de filosofia. Lisboa: Edições 70, 1986.
NAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca em sociedades arcaicas. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: Perspectiva, 1981.
NORA, Pierre. Les lieux de mémorie. Paris: Editions Gallimard, 1992.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Argumentum, seguindo o movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos seus direitos, permitindo que a Argumentum possa publicar seus artigos e disponibilizar para toda a comunidade.
Este periódico está licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC-BY 4.0. Com direito a:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados.
A única restrição sobre a reprodução e distribuição e o único dever ao copiar este domínio, deve ser o de garantir ao autor a integridade de seu trabalho e o direito de ser devidamente reconhecido e citado.
Copyright
Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.