Violência e Barbárie : um pequeno estudo sobre as origens remotas do bolsonarismo
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.26864Resumo
O autor se propõe a pensar as condições que tornam possível conceber a violência nos últimos 40 anos como uma tendência à barbárie. Partindo de ELIAS, o autor articula o tempo presente com o conceito de crise de KURZ. O resultado é parte da história recente do Brasil. A violência passa a ser entendida como a estruturação de uma gestão policialesca do cotidiano em colapso, iniciada ainda no período da ditadura militar. Nos anos 1990 ela atingiu proporções de uma guerra civil de novo tipo. Recentemente, na medida em que a barbárie se aprofundou, os “profissionais da violência” - parte desde sempre constitutiva deste estado catastrófico - se apresentaram como uma alternativa de governo: uma espécie de gestão miliciana do caos, ou, se se preferir: uma gestão imediata da barbárie. O artigo também pode ser lido como um estudo introdutório às origens e significados remotos do bolsonarismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.