Agenciamentos da Psiquiatria no Brasil: Reforma Psiquiátrica e a Epidemia de Psicotrópicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29114

Resumo

O presente artigo faz uma análise sócio-histórica das políticas de saúde mental no país, colocando sob escrutínio dois movimentos distintos: a articulação e implantação da Reforma Psiquiátrica no Brasil e a expansão de uma psiquiatria alinhada à indústria farmacêutica. Na primeira parte do texto, a partir do referencial da sociologia histórica, foi descrita a evolução desses dois movimentos. A segunda parte apresenta a análise dos dados a partir da Teoria da Estruturação de Anthony Giddens, que mostra que a expansão do uso de psicotrópicos se desenvolveu dentro das estruturas e serviços criados a partir da Reforma Psiquiátrica, havendo com isso um processo de coexistência. A Reforma, nesse sentido, não representou oposição à epidemia de uso de psicotrópicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Kimati Dias, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Professor de Saúde Coletiva na universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

29-08-2020

Como Citar

Kimati Dias, M., & Muhl, C. (2020). Agenciamentos da Psiquiatria no Brasil: Reforma Psiquiátrica e a Epidemia de Psicotrópicos. Argumentum, 12(2), 60–74. https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29114