Cobiça capitalista, pandemia e o futuro da política social

Autores

  • Camila Potyara Pereira NEPPOS/CEAM/UnB
  • Potyara A. Pereira-Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.33119

Resumo

Este texto analisa as implicações nefastas da pandemia da COVID-19 para a política social como direito de cidadania. Demarca, para tanto, o atual sistema do capital global, com sua crise estrutural interminável, como o elemento fundante dessas implicações. Incorpora temas e enfoques emergentes ou pouco visitados, como mudança climática, para ampliar o escopo analítico convencional e adensá-lo com novos aportes factuais e teóricos. Nesse contexto de dupla crise letal contra a humanidade a política social pautada pelo compromisso com a satisfação das necessidades humanas sofre violenta reversão: reduz-se a satisfazer as necessidades de lucro do capital tornando-se avessa à sociabilidade democrática.                       

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Potyara Pereira, NEPPOS/CEAM/UnB

Socióloga (UnB), mestre e doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (PPGPS/SER/IH/UnB), com período sanduíche na University of Copenhagen (Copenhague/Dinamarca). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da mesma Universidade. Líder do Grupo de Estudos Político-Sociais (POLITIZA), certificado pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), da Universidade de Brasília (UnB) e inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Professora adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília.

Potyara A. Pereira-Pereira , Universidade de Brasília

Possui graduação em Serviço Social (1965) e em Direito (1974). É mestre (1973-1976) e doutora (1982-1987) em Sociologia pela Universidade de Brasília e pós-doutora em Política Social pela Universidade de Manchester/Grã Bretanha (1991-1992). Foi professora auxiliar e assistente da Universidade Federal do Pará (1966-1968), assistente, adjunta e titular da Universidade de Brasília (1971-1993/2005-2010) e visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2000-2002). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília, compondo o Grupo de Estudos Político-sociais - POLITIZA, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. É professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UnB e pesquisadora do NEPPOS/CEAM/UnB e do CNPq (nível 1A). Possui experiência nas áreas de Serviço Social e Políticas Públicas, trabalhando principalmente com os seguintes temas: política social, necessidades humanas, questão social e direitos de cidadania. Em 1º de outubro de 2012 foi-lhe outorgado o título de professora emérita da Universidade de Brasília.

Publicado

30-04-2021

Como Citar

Pereira, C. P., & Pereira-Pereira , P. A. . (2021). Cobiça capitalista, pandemia e o futuro da política social. Argumentum, 13(1), 40–65. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.33119