Ilusões do liberalismo, influxos do imperialismo e alternativa socialista

Autores

  • Rodrigo Fernandes Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i2.36767

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar os elementos que são ocultados pelo liberalismo para justificar a sociabilidade burguesa, assim como os limites que as premissas do livre mercado impõem sobre os países de capitalismo dependente latino-americanos. Recorre-se para tal tarefa as análises marxistas sobre a gênese do capitalismo e a acumulação primitiva de capitais, o processo de colonização e atual fase da dominação imperialista, uma bibliografia extensa que desvanece as ilusões das concepções liberais no plano político e econômico. Por fim, o artigo interroga-se sobre o modelo de desenvolvimento capitalista na América Latina, evidenciando que a alternativa socialista seria a única possível para a superação da dependência e do atraso, em um movimento simultâneo de lutas dentro e contra a ordem.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Fernandes Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Assistente Social e Cientista Social. Doutor em Serviço Social. Professor do Departamento de Serviço Social (DESSO) daUniversidade Federal de Ouro Preto (UFOP, Ouro Preto, Brasil).

Publicado

31.08.2022

Como Citar

Ilusões do liberalismo, influxos do imperialismo e alternativa socialista. (2022). Argumentum, 14(2), 42-56. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i2.36767