Ilusões do liberalismo, influxos do imperialismo e alternativa socialista

Autores

  • Rodrigo Fernandes Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i2.36767

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar os elementos que são ocultados pelo liberalismo para justificar a sociabilidade burguesa, assim como os limites que as premissas do livre mercado impõem sobre os países de capitalismo dependente latino-americanos. Recorre-se para tal tarefa as análises marxistas sobre a gênese do capitalismo e a acumulação primitiva de capitais, o processo de colonização e atual fase da dominação imperialista, uma bibliografia extensa que desvanece as ilusões das concepções liberais no plano político e econômico. Por fim, o artigo interroga-se sobre o modelo de desenvolvimento capitalista na América Latina, evidenciando que a alternativa socialista seria a única possível para a superação da dependência e do atraso, em um movimento simultâneo de lutas dentro e contra a ordem.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fernandes Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Assistente Social e Cientista Social. Doutor em Serviço Social. Professor do Departamento de Serviço Social (DESSO) daUniversidade Federal de Ouro Preto (UFOP, Ouro Preto, Brasil).

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Ribeiro, R. F. (2022). Ilusões do liberalismo, influxos do imperialismo e alternativa socialista. Argumentum, 14(2), 42–56. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i2.36767