Impactos do mundo do trabalho na supervisão de estágio em Serviço Social

Autores

  • Gessica dos Santos Machado Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alzira Maria Baptista Lewgoy Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.37674

Resumo

O artigo tem por objetivo trazer à reflexão os impactos, as tendências e os desafios do estágio e da supervisão em Serviço Social, provenientes do mundo do trabalho, na Região Sul do Brasil. O estudo é fruto de pesquisa bibliográfica nos Anais dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Serviço Social e dos Congressos Brasileiro de Assistentes Sociais e de pesquisa de campo junto às coordenações de estágio do curso de Serviço Social das Unidades de Formação Acadêmica e das Comissões de Orientação e Fiscalização Profissional dos Conselhos Regionais de Serviço Social. As reconfigurações do mundo do trabalho interferem no estágio e na supervisão, considerando o aligeiramento da formação profissional, intensificadas por flexibilização e precarização das condições de trabalho, fomentada por terceirização, rotatividade de profissionais, empobrecimento intelectual e parca apropriação da competência profissional.

Palavras-chave: Serviço Social. Supervisão de Estágio. Mundo do Trabalho. Formação e Trabalho Profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessica dos Santos Machado Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Assistente Social. Mestre em Política Social e Serviço Social. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFESS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS, Porto Alegre, Brasil).

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS, Porto Alegre, Brasil). 

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Lopes, G. dos S. M., & Lewgoy, A. M. B. (2022). Impactos do mundo do trabalho na supervisão de estágio em Serviço Social . Argumentum, 14(3), 92–105. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.37674