Mészáros e a necessidade de superação do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i2.37849

Resumo

O texto tem como objetivo analisar a concepção teórica de István Mészáros sobre a necessidade de superação do capital, em sua obra: Para além do capital: rumo à teoria da transição. A investigação se realizou por meio do enfoque materialista-histórico e dialético, de base marxiana, e teve como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. Aborda questões referentes à transitoriedade histórica do capital; à relação entre capital, trabalho e Estado; e à alternativa ao capital. Assim considera que o sistema capitalista é composto pela tríade capital, trabalho e Estado; que como qualquer sociabilidade é passível à superação por outro sistema social e, por isso, transitória; destaca aspectos relativos à teoria socialista marxiana como a alternativa de superação do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena da Silva Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Assistente social, mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutoranda em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Santos, M. da S. (2022). Mészáros e a necessidade de superação do capital. Argumentum, 14(2), 73–84. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i2.37849